João e Maria em Curitiba

João e Maria em Curitiba

Colunista José Renato Ferraz comenta a viagem e pontos turísticos da capital paranaense

Link externo:

04 Outubro 2019 – Diário de Santa Maria

 

Colunista José Renato Ferraz comenta a viagem e pontos turísticos da capital paranaense

 

“Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma”. (Jaak Bosmans)

 

Aquela primavera foi diferente. Tudo estava mais verde, mais florido, mais vivo, mais perfumado e colorido.

 

“E no rumor de beijos de nossa primavera florescerá o canto da ilusão primeira, quando era nada mais que sonho a tua vinda”. (Pablo Neruda)

 

Contemplava as árvores. Observava uma em especial. E rabisquei no meu diário: “A árvore é mais que um vegetal. Ela é portadora do psiquismo da Terra. Conjuga em si as potências da Terra, do ambiente e do céu”.

Curitiba não nega a fama de cidade verde.

 

Bosque do Alemão

Caminhei pelo “Bosque do Alemão”. Área de mata nativa em meio a uma bela região residencial. No topo, a Torre dos Filósofos. E abaixo, a trilha do João e Maria, que conta a história dos Irmãos Grimm. Cansado, voltei ao hotel e adormeci. E tive um sonho.

 

 

– Consola-te, os maus dias já acabaram, agora vamos celebrar, disse Maria. – Vista-se, seu dorminhoco!!!

Pulei da cama. E já me vesti rapidamente. Ela sorriu diante de minha agilidade e disposição matinal.

E perguntei: – Onde iremos?

Maria respondeu: – Vamos conhecer Curitiba! – E, em primeiro lugar, iremos à estufa de vidro do Jardim Botânico. “O Jardim Botânico de Curitiba em estilo francês é uma das atrações mais populares desta cidade brasileira, com flores, lagos, caminhos e estufa art nouveau, que criam uma atmosfera de sonhos de doce fragrância”.

Depois pegaremos o ônibus panorâmico de dois andares – dedicado aos turistas – e ele nos levará aos demais pontos das terras dos pinhões. Há outras paisagens adoráveis: o Parque Estadual de Vila Velha e o Parque Tanguá. São mais de 30 parques e bosques

locais. Podemos correr, fazer piquenique, ver o pôr do sol ou simplesmente flanar. Vamos ver as capivaras no Parque Barigui? Ah!!! E não podemos esquecer de ir no Museu Oscar Niemeyer, “uma celebração da audácia e dos trabalhos abstratos do arquiteto”. E vamos conferir algum espetáculo na Ópera de Arame. Você vai adorar, João!!!

– Maria, okay!!!! Então vamos sem demora!!!!

Acordei com o alarme do iPhone. E não acreditei no sonho que tive. O que foi isso? E olhei fixamente para o quadro do apartamento. Lá estava a imagem de João e Maria, personagens icônicos dos irmãos Grimm. Fiquei arrepiado quando reconheci Maria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *