Link externo:
24 Março 2019 – Diário de Santa Maria
“(…) Com todos vocês, eu posso compartilhar meus momentos mais felizes.
Tudo na vida
que não é prazer é tolice.
Vamos nos divertir
pois o deleite do amor é fugaz e rápido.
É como uma flor que desabrocha e morre
E já não podemos apreciá-la (…)”.
Esse trecho pertence a umas das mais belas composições de Giuseppe Verdi, Libiamo, Libiamo Ne’lieti Calici (“Vamos beber, vamos beber de alegres cálices”). Interpretada na voz inesquecível de Luciano Pavarotti é de “causar arrepios”.
Catedral de Milão
Cerca de metade da população mundial tem esse tipo de reação física à música e cientistas de Harvard descobriram a razão: o cérebro dessas pessoas possui conexões especiais que afetam como as canções são processadas. Os cientistas concluíram que a reação química que temos a uma música emocionante é parecida com o que sentimos em outras tarefas essenciais, como comer ou fazer sexo: uma injeção de dopamina que percorre o corpo. Por isso, o arrepio musical é chamado pelos neurocientistas de “orgasmo na pele”.
Acredito que viajar e conhecer novos lugares provoque também uma injeção de dopamina no corpo. Ficamos eufóricos, excitados e estimulados quando conhecemos um novo lugar, uma nova cidade, uma nova cultura, um novo país.
Milão causa essa sensação de excitação nos turistas.
Vista panorâmica do Terrazze del Duomo
É uma cidade que impressiona. É a capital da moda na Itália. Isso significa um mar de supermodelos, culturas de cafés, vida noturna, jantares e compras imperdíveis.
A lista de lugares turísticos que existe em Milão é enorme. Um local que não podemos deixar de visitar é o Teatro alla Scala de Milão. “É um ponto turístico em Milão imperdível para quem gosta de teatro. O lugar está na lista dos 10 melhores teatros de ópera do mundo. O Teatro alla Scala foi e é a casa de Rossini, Bellini, Donizetti e Verdi. E por muitos é considerado o teatro de ópera mais famoso do mundo. Mesmo se não estiver passando nada, você pode fazer o tour por dentro do teatro e visitar o Museu Scala. Ele fica na região turística da cidade”.
A Pinacoteca Ambrosiana é um ponto turístico importante de Milão porque tem uma das coleções históricas de livros mais completas e mais antigas do mundo.
O Giardini Pubblici di Porta Venezia é o parque mais visitados pelos moradores de Milão e pouco conhecido pelos turistas. O parque fica na avenida Corso Venezia e era usado como entrada da família real da Áustria. O parque na verdade agora se chama Giardini Pubblici Indro Montanelli, mas os milaneses continuam chamando de Giardini Pubblici di Porta Venezia.
A igreja Santa Maria delle Grazie se tornou um dos grandes pontos turísticos de Milão e da Itália não só por sua beleza, mas também porque é lá que está a obra da Última Ceia, obra-prima de Leonardo da Vinci.
Caro leitor, a próxima parada e última das indicações de viagem ao exterior é Amsterdã.
Fonte: Superinteressante e Dicas da Itália.